sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

Quando compramos ou vendemos alguma coisa, usamos dinheiro.
Todo país tem o seu dinheiro.
O nosso dinheiro é o real.
O símbolo do real é R$.
1 real equivale a 100 centavos.
O nosso dinheiro pode ser encontrado em moedas e cédulas (notas).

1) Represente e escreva ao lado as quantias:
a)  +  +  = R$ 106,00
cento e seis reais
b)  +  +  +  +  =
____________________ 
c)  +  +  +  =
____________________
d)  +  + +  =
____________________

2) Escreva por extenso as quantias:
a) R$ 63,00 : _______________________
b) R$ 48,00:  _______________________
c) R$ 50,00:  _______________________
d) R$ 361,00: ______________________
e) R$ 195,00:  ______________________
f) R$ 10,00:  _______________________

                     
                                                                         
OBSERVE OS ALIMENTOS ILUSTRADOS ABAIXO E SEUS RESPECTIVOS PREÇOS:


R$ 2,85

R$ 1,20

R$ 2,95

R$ 2,99


 
R$ 7,95


R$ 2,99

         
a)      Que quantia, em reais inteiros, é mais próxima do preço do pacote de arroz: R$ 7,00 ou R$ 8,00? ________________________________

·         Quantos centavos R$ 7,95 têm a mais que R$ 7,00?_________________

·         Quantos centavos R$ 7,95 têm a menos que R$ 8,00?_______________


b)      Arredonde as quantias que indicam o preço dos produtos mostrados acima?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

c)        O preço de três pacotes de farofa está mais próximo de R$ 3,00 ou de R$ 9,00?
________________________________________________________________
________________________________________________________________

d)      Com R$ 10,00, uma pessoa poderia comprar:

·         Um pacote de arroz e um pacote de pipoca?______________________

·         Dois pacotes de bolo, um pacote de amendoim e um pacote de farofa?
________________________________________________________________

e)      Se sua mãe lhe mandasse ao mercado para comprar todos esses produtos com R$ 50,00 para pagar a despesa. Você conseguiria comprá-los? Qual seria o valor da sua compra e quanto receberia de troco?


    domingo, 25 de setembro de 2011

    INGREDIENTES:
    Família
    (é aqui que tudo começa)
    Amigos
    (nunca deixe faltar)
    Raiva
    (se existir que seja pouca)
    Paciência
    (a maior possível)
    Lágrimas
    (enxugue todas)
    Sorrisos
    ( os mais variados)
    Paz
    (em grande quantidade)
    Perdão
    (à vontade)
    Desafetos
    (se possível nenhum)
    Esperança
    (não perca jamais)
    Coração
    (quanto maior, melhor)
    Amor
    (pode abusar)
    Carinho
    (essencial)
    MODO DE PREPARAR:
    Reúna a sua família e os seus amigos.
    Esqueça os momentos de raiva e desespero passados.
    Se precisar use toda paciência.
    Enxugue as lágrimas e as substitua por sorrisos. Junte a paz e o perdão e ofereça a seus desafetos. Deixe a esperança crescer no seu coração.Nem sempre os ingredientes da vida são gostosos, portanto saiba misturar todos os temperos que ela oferece, e faça dela um prato de raro sabor.
    Fonte: http://www.borkenhagen.net/reflexoes/anonovo

    " É jovem, não tem experiência. É velho, está superado. Não tem automóvel, é um pobre coitado. Tem automóvel, chora de "barriga cheia'. Fala em voz alta, vive gritando. Fala em tom normal, ninguém escuta. Não falta à universidade, é um 'caxias'. Precisa faltar, é um 'turista'. Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos. Não conversa, é um desligado. Dá muita matéria, não tem dó do aluno. Dá pouca matéria, não prepara os alunos. Brinca com a turma, é metido a engraçado. Não brinca com a turma, é um chato. Chama a atenção, é um grosso. Não chama a atenção, não sabe se impor. A prova é longa, não dá tempo. A prova é curta, tira as chances do aluno. Escreve muito, não explica. Explica muito, o caderno não tem nada. Fala corretamente, ninguém entende. Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário. Exige, é rude. Elogia, é debochado. O aluno é reprovado, é perseguição. O aluno é aprovado, deu 'mole'. É, o professor está sempre errado, mas, se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele."
     
    (Jô Soares)

    SEMANA DO TRÂNSITO ( 18 à 25 de Setembro)

    TEXTO INFORMATIVO - O TRÂNSITO





    sábado, 17 de setembro de 2011

    ESCOLA CAMÕES CONTRA O BULLYING

    No dia 15 de Setembro
    Os alunos  planfletam em pontos estratégicos.
    Camões contra o Bullying.







    Os alunos do 4º ano "A" fazem  Teatro com Fantoches
    Alfa e Beto diz não ao Bullying. 






    Posted by Picasa